Tuesday, May 28, 2019


Como plantar batata

Batatas
Batatas -
Solanum tuberosum
A batata, também conhecida como batata-inglesa apesar de sua origem ser as regiões andinas do Peru e da Bolívia, é um dos principais alimentos de origem vegetal cultivados no mundo, sendo apenas menos cultivada que a cana-de-açúcar, o milho, o trigo e o arroz.
A batata propriamente dita é um tubérculo, ou seja, um órgão de armazenamento de nutrientes desenvolvido nos rizomas da planta, que por sua vez são caules que crescem abaixo do solo. Estes tubérculos são ricos em amido, contendo além dos carboidratos, uma quantidade razoável de proteínas de alta qualidade, potássio e algumas vitaminas. Muito da má reputação atual da batata como alimento se deve ao seu modo de preparo. Em particular, seu uso em frituras, assados ou produtos de panificação, com uma exposição prolongada a altas temperaturas (>120°C), leva ao surgimento de acrilamida, uma substância com potencial cancerígeno. Batatas cozidas não contêm acrilamida.
A batateira é uma planta que pode atingir de 30 cm a cerca de 1 m de altura. Suas flores podem ser brancas, rosas ou violetas, seus frutos têm 1 ou 2 cm de diâmetro e contêm algumas centenas de sementes. Todas as partes da planta contém alcaloides tóxicos, principalmente solanina e chaconina, mas os tubérculos normalmente contém uma concentração muito menor do que os ramos, folhas e frutos.
Atualmente há mais de quatro mil variedades cultivadas de batata, com grande variação nos tubérculos, principalmente de tamanho, forma, cor interna e externa. A quantidade de solanina e chaconina também pode variar bastante, com algumas cultivares contendo muito pouco destes alcaloides a cultivares contendo o suficiente para serem amargas e potencialmente tóxicas. A maioria das cultivares apresenta uma concentração de alcaloides abaixo de 200 mg/Kg, e são assim consideradas seguras para o consumo.
Batateira
Plante a batata em solo sem pedras e outros detritos 

Clima

A batata cresce melhor em clima ameno, sendo que a temperatura ideal para o cultivo situa-se entre 15°C e 25°C. Quando a temperatura do solo ultrapassa 27°C, a formação dos tubérculos é inibida.

Luminosidade

A batateira necessita de boa luminosidade para crescer bem, com pelo menos algumas horas de luz solar direta diariamente. Em regiões de clima quente, a batata pode ser cultivada com sombra parcial.

Solo

Plante a batata em solo bem drenado, sem pedras e outros detritos, fértil, rico em matéria orgânica e rico em nitrogênio. Solos argilosos pesados são menos adequados para o cultivo. O pH ideal do solo situa-se entre 5 e 6, mas a batateira é bastante tolerante quanto ao pH do solo.

Irrigação

Irrigue de forma a manter o solo sempre levemente úmido. O excesso de água facilita o surgimento de doenças na plantação. Suspenda a irrigação nas duas últimas semanas antes da colheita.
Batatas-sementes
Batatas-sementes -

Plantio

Plantações comerciais fazem o plantio de batata com as assim chamadas batatas-sementes certificadas, que tradicionalmente são batatas cultivadas em regiões livres de doenças que afligem a batateira. Geralmente essas regiões são sujeitas a invernos rigorosos, onde o solo congela no inverno, matando insetos vetores de viroses e patógenos que causam doenças. Atualmente as batatas-sementes certificadas também podem ser obtidas de plantas cultivadas com técnicas modernas em ambiente controlado.
Em hortas domésticas o plantio pode ser realizado com batatas que não apresentam sinais de doenças. O ideal é deixar as batatas em ambiente bem iluminado até que os brotos (ou rebentos) cresçam (cada olho do tubérculo produz um broto ou rebento). As batatas podem ser plantadas quando os brotos atingem aproximadamente 2 cm de comprimento.
É possível utilizar tanto batatas grandes cortadas quanto batatas de qualquer tamanho inteiras. Batatas grandes podem ser cortadas para produzir mais plantas, bastando deixar pelo menos dois olhos ou brotos por pedaço. Os pedaços devem ser deixados em ambiente arejado ao menos por um dia para que as superfícies dos cortes sequem antes do plantio.
Algumas cultivares de batata podem também ser cultivadas a partir de sementes retiradas do fruto da batateira, que são plantadas em sementeiras e posteriormente transplantadas quando têm pelo menos 4 folhas. Plantas originadas por sementes demoram mais pra crescer e produzir, além de não apresentarem a uniformidade obtida pelo plantio de tubérculos, razão pela qual o plantio por sementes é normalmente utilizado somente para a obtenção de novas variedades.
Batatas podem ser cultivadas em vasos, sacos e recipientes, desde que estes tenham pelo menos 30 cm de largura e de profundidade, que é o espaço mínimo recomendado para o plantio de uma única batata-semente.
Flores da batata
Flores da batateira

Tratos culturais

O principal cuidado é não permitir que os tubérculos da planta (as batatas que serão colhidas) fiquem expostos à luz solar. Isso deixa as partes expostas da batata com uma cor esverdeada por causa da produção de clorofila e induz a produção de alcaloides tóxicos. Assim, amontoe terra junto aos pés das batateiras a cada 30 dias, mantenha o solo com uma boa camada de cobertura morta ou cubra o solo com um plástico preto opaco desde o início do plantio.
Retire plantas invasoras que estejam concorrendo por nutrientes e recursos.
Batatas no solo
A colheita da batata é realizada quando as ramas estão amareladas 

Colheita

As batatas podem ser colhidas quando as ramas estão amareladas e os tubérculos estão se soltando com facilidade. Deixar a planta secar antes de iniciar a colheita permite que as batatas fiquem armazenadas por um período maior, mas é necessário que o solo não esteja úmido. A batata pode estar pronta para ser colhida de 75 dias a 180 dias (na maioria das vezes, 100 a 150 dias), dependendo da cultivar, do clima e de outros fatores regionais.
A batateira é uma planta tóxica e suas ramas, folhas e frutos não devem ser utilizados na alimentação humana ou de animais. Batatas esverdeadas podem ainda ser consumidas se um bom pedaço da parte que estiver verde for descartado, mas é preferível descartar a batata inteira ou usá-la como batata-semente.
Batatas de várias cores
Amostra de batatas das cores amarela, rosa e preta (ou roxa). Há muitas cultivares de batata, que podem variar bastante na cor, tamanho e formato dos tubérculos 

Monday, May 27, 2019


Como cultivar e fazer mudas de suculentas


Ninguém pode discordar que ter plantas em casa traz uma sensação boa e até mesmo uma energia positiva.
Mas muita gente não leva jeito com as plantinhas e acaba deixando-as morrer de sede.
As suculentas são uma boa opção para quem é um pouco esquecido, pois elas precisam de pouca água e poucos cuidados.
São plantas lindas com diversas formas, cores e texturas. Depois de se apaixonar por elas, muita gente começa a colecionar.
Você pode reservar um cantinho na sua casa e colocá-las em uma mesa, ou em prateleiras. Elas precisam de pouca água, mas precisam de muita luz. Então, mantenha-as perto de janelas, em lugar bem iluminado.
Também é importante manter qualquer planta em lugar arejado, pois quando não existe ventilação, o ambiente fica propício para o aparecimento de doenças e pragas.
Aqui, reunimos vasos de suculentas que estamos cultivando há alguns anos. Minha mãe, fez diversos testes de como fazer as folhas germinarem e hoje temos um berçário de suculentas.
A cada dia, aumentamos mais a coleção!
Texto e fotos: Bianca Barreto
Como cultivar suculentas-  Passo a passo com fotos - How to grow juicy plants - DIY tutorial  - Madame Criativa - www.madamecriativa.com.br
Plantas da foto:
1-A planta de folhas miudinhas, verde claras (canto superior esquerdo) é a espécie mais resistente que temos em casa. Se chama Sedum Makinoi e basta colocar um galho sobre a terra que ela cria raízes e cresce rápido, sem parar. Adora crescer entre pedras e suporta bem o sol direto.
2-Já a planta de folhas azuladas (no vaso de barro com pedrinhas), não pode receber a luz do sol diretamente sobre suas folhas nos hor ários de pico. Suporta o sol da manhã e do fim da tarde. Também é fácil fazer mudas desta espécie, uma folhinha pode virar outra planta, conforme o passo a passo abaixo.
3-A Echeveria do centro da foto também não gosta de sol forte direto sobre as folhas. Existem vários tipos de suculentas com este formato de flor e cada uma tem uma preferência quanto a exposição ao sol. Também são diferentes em relação a fazer mudas, algumas brotam facilmente, outras não.
4 e 5- A planta-pérola (canto superior direito da foto) é resistente ao sol e pode ser cultivada em área externa, assim como a Ripsalis (canto inferior direito). Ficam mais vigorosas se não pegarem sol durante o dia todo. Sol da manhã ou do entardecer é ideal.
Como cultivar suculentas-  Passo a passo com fotos - How to grow juicy plants - DIY tutorial  - Madame Criativa - www.madamecriativa.com.br
Como cultivar suculentas-  Passo a passo com fotos - How to grow juicy plants - DIY tutorial  - Madame Criativa - www.madamecriativa.com.br
Como cultivar suculentas-  Passo a passo com fotos - How to grow juicy plants - DIY tutorial  - Madame Criativa - www.madamecriativa.com.br
Lembre-se que o excesso de água pode fazer as folhas, raízes e caule apodrecerem, então, para facilitar a drenagem da água, o solo deve ser uma mistura de terra, areia e pedrinhas.
Quando adultas, o ideal é molhar de uma a duas vezes por semana. A quantidade de água equivale à duas a três colheres de sopa. Em casa, usamos embalagens de catchup para regá-las, pois o furinho da embalagem é pequeno e permite que molhemos apenas a terra, sem que a água toque as folhas.
Quando o clima está muito seco, aumentamos a frequência das regas para dia sim, dia não.
Nesta mesa colocamos um Antúrio vermelho com lindas flores para harmonizar a composição. O Antúrio também não gosta de sol direto, então se adaptou bem à essa mesinha perto da janela.
A folha brotando na foto abaixo, do lado direito é da Planta Jade. Se plantada em vaso grande, depois de cerca de 10 anos, ela atinge 1metro de altura. Se permanecer em vaso pequeno ela não crece tanto.
Como cultivar suculentas-  Passo a passo com fotos - How to grow juicy plants - DIY tutorial  - Madame Criativa - www.madamecriativa.com.br

Como fazer mudas de suculentas

1-Colete folhas das suculentas. Veja se as folhas estão em perfeito estado
2-Em um recipiente, misture 1/3 de terra, 1/3 de areia e 1/3 de pedrinhas. A pedrinha pode ser aquela que vem na areia grossa. Use uma peneira para separar as pedras da areia e verificar a proporção.
3-Coloque as folhas gentilmente sobre a mistura de terra. E leve o recipiente para o local onde ficará pelos próximos meses.
Dica: Não enterre as folhas, apenas coloque-as sobre a terra.
Outra dica: O recipiente deve ficar em local iluminado e arejado, não deve pegar sol direto e nem água da chuva.
4-Não regue na primeira semana. Se regar, as folhas podem apodrecer.
5-Nas semanas seguintes, regue de 1 a 2 vezes por semana com conta-gotas.
Mais uma dica: Regue cuidadosamente com conta-gotas sem que as folhas saiam do lugar e não deixe que a água encoste nas folhas.
6-Tenha paciência e persistiencia. Continue regando até perceber pequenas raízes brotando da folha antiga.
Pronto!
Agora é só continuar cuidando e quando estiverem maiores podem ser remudadas para vasos individuais.
Como cultivar suculentas-  Passo a passo com fotos - How to grow juicy plants - DIY tutorial  - Madame Criativa - www.madamecriativa.com.br
Suculentas com folhas em formas de "dedinho" são fáceis de fazer muda. Geralmente, as folhas que caem no próprio vaso criam raízes e germinam.

Saturday, May 25, 2019


Como plantar abóbora em casa?

Espaço e sementes são os itens necessários para iniciar sua própria plantação de abóbora. Ela é um vegetal de plantio e crescimento muito fácil e embora existam diversos tipos de abóboras – laranja, verde, listrada, alongadas, arredondas… – o processo de cultivo para todas elas é o mesmo.
O importante é que o local escolhido para o plantio receba sol e que as plantas sejam irrigadas durante todo o verão. O plantio é realizado no início da primavera (caso hajam geadas e frio o plantio poderá ser atrasado) e passando o outono você já terá abóboras prontas para o consumo, para doces ou até mesmo para aquela decoração divertida de Halloween.
O solo ideal deve ser aquele que mantenha a umidade mas possua uma boa drenagem pois as raízes das abóboras não devem ficar em contato com a água durante todo o dia.
Vamos as nossas dicas de como plantar abóbora em casa!

Escolha de sementes

Primeiramente, você precisará escolher por sementes de boa qualidade. Utilizar plântulas (plantas embrião) para acelerar o processo. Isso fará com que ganhe tempo, adiantando a colheita.


Caso opte por essa opção plante-as numa sementeira protegida e após as geadas transplante-as, quando já estiverem um pouco crescidas. O momento ideal para esse transplante será quando as plântulas estiverem com duas ou três folhas.

Decida quando plantar

A grande maioria dos cultivadores se prepara para que as abóboras sejam colhidas antes do Halloween. É preciso então descobrir o momento certo para plantar suas sementes de acordo com o clima em que você vive.
Caso esteja em uma área com invernos mais frios e longos e verões mais amenos, deverá plantar mais cedo do que se viver em locais com verões mais longos e quentes. As abóboras crescem mais rapidamente em climas mais quentes.
Se morar em locais com invernos frios e verões amenos: Inicie o plantio quando já não houver mais chances de geada. Se morar em locais com verões mais longos e quentes: plante suas abóboras no início do verão.
Para plantar sementes dentro de casa, basta semear as sementes simples em potes de germinação contendo uma mistura inicial para plantação de sementes (não terra do solo).
Mantenha esses potes bem regados e os posicione próximos à uma janela ensolarada. As mudinhas estarão prontas para o replantio em poucas semanas.
como plantar abobora em casa
Há vários tipos de abóboras – laranja, verde, listrada, alongadas, arredondas.. – mas o processo de cultivo para todas elas é o mesmo.

Preparando o terreno para plantar abóbora

As abóboras crescem em videiras de grande alcance que precisam de 6 a 9 metros de espaço aberto para se alongarem. Como citado anteriormente, é necessário que escolha um local de boa drenagem para que as raízes não tenham contato constante com a água. E também é preciso que o terreno esteja completamente livre de ervas daninhas.
Realizando o plantio sobre a terra, plante apenas duas ou três sementes em cada buraco, pois a maior parte germinará e caso coloque muitas sementes e consiga salvar todas, não terão espaço e nem força suficiente para se desenvolverem e dar fruto. Deixe uma distância mínima de um metro entre cada buraco de sementes para dar espaço a elas, caso cresçam horizontalmente. Após cobrir com solo, molhe bem.
Se você mora em local com ventos fortes, é necessário que plante as sementes em uma vala de cerca de 3 centímetros de profundidade. Isso fará com que a semente esteja protegida até seu crescimento.
Caso more num local onde há verões muito chuvosos, o ideal é plantar as sementes em pequenos montes de terra. Faça um montinho de terra pequeno e plante as sementes centralmente, com aproximadamente 3cm de profundidade.

Regas

É importante que nunca deixe o solo secar completamente. As plantas de abóbora precisam de bastante água. No entanto, deve-se prestar muita atenção nessas regas, pois o excesso de água poderá fazer com que a planta apodreça. Quando o solo parecer muito seco, molhe cuidadosamente, preferencialmente com um dispositivo de pulverização. Molhe bem pois as raízes são profundas e a água precisará chegar até elas.
Não realize a rega caso o solo já esteja úmido. Isso poderá apodrecer sua planta.
Molhe preferencialmente na parte da manhã, para que a água que fica sobre as folhas tenha tempo para secar. Quando as abóboras crescerem se tornarem frutos desenvolvidos, você poderá diminuir as regas, parando de regá-las por completo uma semana antes de estarem totalmente prontas para a colheita.

Fertilização

Para plantar abóbora é muito importante e interessante espalhar compostos orgânicos em torno da base das plantas para um melhor desenvolvimento. Faça isso assim que as mudas brotarem. Isso ajudará no crescimento e evitará que ervas daninhas tomem conta do local.

como plantar abobora em casa
O local escolhido para o plantio de abóbora deve receber sol frequente.

Pragas

As plantas de abóbora são bem suscetíveis a uma grande variedade de pragas que se alimentam de folhas e cipós, como besouros, pulgas e outros insetos. Por sorte, a grande maioria dessas pragas podem ser controladas através da retirada manual delas ou pulverizando-as com uma corrente de água.
Caso a água pura pareça não resolver, tente limpar as folhas com água e sabão ou uma solução de água e amônia. Se ainda assim o ataque persistir, opte por pesticidas. Porém, deixe-os para o último caso pois podem prejudicar abelhas benéficas, que polinizam as flores e ajudam a manter a planta da abóbora saudável.
 Para diminuir estes danos, trate das plantas no período noturno, quando as abelhas estão afastadas das plantas.

Colheita

O tempo de plantação à colheita costuma ser de aproximadamente quatro meses, quando as abóboras apresentam uma cor laranja brilhante e uma casca bem dura. As plantas começarão a murchar e provavelmente secar, e então saberá que de fato estará na hora de colhe-las. No entanto, caso aperte a pele da abóbora facilmente com a unha, elas ainda não estarão prontas para a colheita.
Caso verifique que elas realmente já estão em processo de colheita, utilize tesouras de jardim para cortar os caules. Deixe alguns centímetros do caule, na parte superior da abóbora. Isso impedirá que elas apodreçam rápido demais. Ao retirá-las, não pegue em suas hastes pois isso fará com que a haste quebre, e assim a base apodrecerá.
Após realizar a colheita, basta lavar as abóboras e estarão prontas para o uso ou armazenamento. Caso as armazene em local fresco e seco, elas irão permanecer boas até os meses de inverno.

Friday, May 24, 2019


Como plantar coentro

Coentro 

O coentro é uma erva aromática anual que pode chegar a quase 1 m de altura quando floresce. Seus frutos arredondados (esquizocarpos) são geralmente chamados de “sementes”, mas são formados por dois frutículos ou carpelos, cada um contendo uma semente. Tanto as folhas quanto os frutos secos são utilizados na culinária como tempero. As folhas mais jovens têm um sabor mais suave que as folhas mais velhas, que normalmente têm um sabor bastante forte.

Clima

O coentro pode ser cultivado em uma ampla variedade de climas, embora não suporte temperaturas baixas. A maioria das cultivares de coentro cresce melhor se cultivadas em regiões de clima quente.

Luminosidade

O coentro pode ser cultivado em lugares ensolarados ou em sombra parcial com alta luminosidade. No entanto, plantas que crescem em pleno sol geralmente têm mais sabor e aroma que as cultivadas em sombra parcial.
Vaso com coentro
O coentro pode ser cultivado em vasos e jardineiras -

Solo

Cultive o coentro de preferência em solo bem drenado, moderadamente fértil, rico em matéria orgânica. O coentro é uma planta rústica, que tolera bem várias condições de solo, produzindo folhas com melhor sabor e com mais aroma se cultivado em solos não muito férteis.

Irrigação

Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido quando a planta é jovem, sem que o solo permaneça encharcado. Quando a planta atingir um bom desenvolvimento, as regas devem ser mais espaçadas, permitindo que o solo seque ligeiramente entre uma rega e outra.
Mudas de coentro
Mudas de coentro - 

Plantio

As sementes de coentro podem ter baixa taxa de germinação e podem demorar a germinar. Deixar as sementes de molho em água de 1 a 3 dias pode ajudar na germinação. Temperaturas em torno de 27°C também ajudam a melhorar a taxa de germinação.
Plante as sementes no local definitivo na horta, a até 1 cm de profundidade. O coentro não suporta bem o transplante, mas ainda assim pode ser plantado em copos feitos de papel jornal ou saquinhos de plástico e suas mudas transplantadas com cuidado, sem mexer muito com a raiz, ou seja, retirando o recipiente e deixando o torrão de terra intacto com a muda.
O coentro pode ser cultivado em vasos e jardineiras, de preferência com pelo menos 30 cm de profundidade, pois a planta tem uma longa raiz primária. Se cultivado em vasos menores, terá seu desenvolvimento bastante limitado.
Flores do coentro
Flores de coentro 

Tratos culturais

Retire plantas invasoras que estejam concorrendo por recursos e nutrientes.
Coentro
O coentro pode atingir 1 m de altura 

Colheita

A colheita das folhas do coentro pode começar de 30 a 70 dias depois da germinação. Colha a planta inteira ou colha apenas as folhas mais externas quando são necessárias, procurando não retirar mais do que um terço das folhas para não enfraquecer muito a planta.
Para a colheita das sementes, os frutos podem ser colhidos quando estão amarelados ou quase secos, colocando estes em um recipiente que deve estar em local bem ventilado e na sombra, para terminarem de secar.
O coentro é uma planta anual.